Vitória 0x0 Coritiba: quartas de final da Copa do Brasil 2012

Everton Costa, numa das chances que não viraram gol

A foto é do sítio do Coritiba.

O jogo foi um festival de gols desperdiçados, de ambos os lados.

Primeiro, o Vitória começou pressionando. Mas logo a partir dos 15 minutos o Coritiba equilibrou, e passou a dominar o jogo. Controlava a bola, trocava passes no campo do adversário, mas não conseguia chegar ao gol. Ou melhor, chegava, mas não convertia. Foram várias chances perdidas.

O Vitória sentia a falta de Pedro Ken, expulso no jogo contra o Botafogo. Sem ele, o meio de campo ficou zona de domínio do Coritiba.

Na volta para o segundo tempo, o Vitória tentava pressionar, mas sem muito resultado. Até que o treinador sacou Mineiro do meio campo e colocou mais um atacante: Dinei. Quando ele entrou o Vitória criou diversas chances claras de gol. Que ou foram desperdiçadas por Neto Baiano, ou defendidas milagrosamente pelo goleiro Vanderlei. Teve até gol do Vitória corretamente anulado – Neto Baiano estava impedido quando do chute a gol, pegando o rebote em posição irregular.

O jogo sem gols acabou sendo um mau resultado para o Coritiba, em vista das chances perdidas e do controle que teve do meio campo.

Mas o time sentiu as mudanças de escalação promovidas por Marcelo Oliveira, talvez preocupado em evitar o desgaste dos jogadores na temporada tão longa. Ainda mais que até agora o Coritiba só fez viagens de milhares de quilômetros na Copa do Brasil (Belém – PA, Arapiraca – AL e Salvador – BA).

Pra mim é só isso que explica a entrada do time com Junior Urso, França e Gil no meio campo, mas Ayrton na lateral direita. França e Ayrton estrearam com a camisa alvi-verde. França fez o que sabe e não comprometeu. Mas Ayrton estava visivelmente nervoso com a estreia e ainda pouco entrosado. A lateral direita era uma posição carente, devido às contusões de Jackson e Jonas, e Ayrton veio do ótimo time do Londrina – presumo que ele ainda vai ser muito importante ali, quando ganhar confiança no seu próprio jogo.

A coisa melhorou um bocado quando Djair entrou no meio campo e Gil passou para a lateral, com a saída de Ayrton.

Entretanto, era jogo para o técnico sacar um volante e colocar Lincoln. Afinal, o Vitória estava sem meio campo, jogando pressionado em sua casa, e vivendo só de contra-ataques. Ao invés disso, Marcelo Oliveira trocou França por Sérgio Manoel (mantendo o trio de volantes). E colocou Lincoln, uma decisão muito acertada. Mas no lugar de Everton Ribeiro (isso foi um erro). Se Lincoln tivesse entrado no lugar de França (e mais cedo, não a dez minutos do fim do jogo) a história poderia ter sido outra.

Como de costume, Emerson foi um dos grandes jogadores em campo. Defende como ninguém, se antecipa, desarma, sai jogando e passando a bola sem dar chutão. É o melhor zagueiro em atividade no Brasil. Tem boa dupla com Demerson, que também esteve ótimo.

Eltinho esteve muito bem no apoio, mas sempre deixa um buraco às suas costas. Só pode jogar contra adversários que não saibam aproveitar o ataque pelo lado direito do campo. O Coritiba precisa contratar urgente um lateral esquerdo.

Everton Costa vem sendo bem mais efetivo com a 9 do que Anderson Aquino ou Marcel. Mas, ironia, ainda não marcou gol.

Roberto segue sendo excelente na movimentação e nas jogadas em velocidade. Mas está tendo de voltar muito atrás para buscar a bola, e chega ao final do jogo esgotado.

Agora o Coritiba precisa vencer próxima quarta no Couto Pereira. E confirmar que não é pipoqueiro como o Botafogo.

Veja os melhores momentos do jogo, no vídeo do SPORTV.

One response to this post.

  1. […] de três jogos sem marcar (o Atletiba da final, o primeiro jogo contra o Vitória pela Copa do Brasil e a estréia no Brasileirão contra o Inter) o Coritiba […]

    Responder

Deixe um comentário