Os craques do Coritiba em 2011: (1) Rafinha

Rafinha em jogo contra o Ypiranga RS, pela segunda rodada do Copa do Brasil (foto do sítio do Coritiba)

Jogando normalmente com a número 7, Rafinha foi sem dúvida o melhor jogador do Coritiba na inesquecível temporada 2011. E certamente um dos melhores jogadores do Brasil na temporada, fato pouco reconhecido pelos comentaristas esportivos em geral (exceto nos comentários dos jogos do Coritiba no PFC, quando Rafinha era sempre apontado justamente como grande craque).

Rafinha jogou como meia atacante, e era o homem mais rápido do Coritiba. Sempre causou sérios problemas para as defesas adversárias, pois apresentava ótima movimentação. Jogou vezes pelo lado direito do campo, outras pelo lado esquerdo – quase sempre mudando de lado no decorrer da partida (sob recomendação do treinador), o que confundia a marcação. Nunca hesitou em dar dribles descorcentantes, teve ótimo passe e chutou muitas vezes a gol. Era o melhor cobrador de escanteio, e sempre fez ótimos cruzamentos em jogadas perigosas pela ponta.

Não bastasse tudo isso, Rafinha sempre foi jogador que voltava para marcar. Demonstrou fôlego incansável e aplicação tática durante toda a temporada.

Somando-se ao seu jeito simples de se apresentar, nunca arranjando confusão com os colegas de profissão. Mas, teve como único defeito, o excesso de reclamações perante a arbitragem, o que lhe valeu um número alto de cartões (somando-se à força de sua marcação, às vezes excessiva).

Foi o único jogador capaz de jogar bem todas as vezes que entrou em campo com a camisa verde-e-branca. Essa qualidade, acima de todas as outras, lhe vale o título de melhor jogador da temporada 2011, na avaliação deste blog.

De maneira também significativa, Rafinha recebeu tratamento digno pela diretoria, teve seu contrato com o Clube ampliado e com melhor salário. Foi prioridade máxima na hora das negociações. E confirmou que segue sendo um grande nome para 2012, pois já estreou marcando o primeiro gol do Coritiba no ano, na vitória como visitante sobre o Toledo, pela primeira rodada do estadual.

Veja todos os gols de Rafinha pelo Coritiba no Brasileirão 2011:

Coritiba 3×4 São Paulo, 27 de julho, pela 12ª rodada – Rafinha fez o primeiro gol da tentativa de reação Coxa, quando o time estava perdendo por 4×0. Veja aqui. (O primeiro bom lance do jogo, aliás, foi uma jogada magistral do craque Coxa, que acabou com chute na trave)

Coritiba 3×0 Atlético MG, 14 de agosto, pela 14ª rodada – Rafinha fez o segundo gol, após sofrer pênalti numa de suas jogadas características pela ponta. Veja aqui.

Coritiba 5×0 Botafogo, 11 de setembro, pela 23ª rodada – Rafinha fez o 4º gol desta histórica goleada do Coritiba sobre o Botafogo, no momento em o alvi-negro carioca ainda estava entre os que brigavam pela primeira posição na tabela. O próprio Rafinha começou a jogada, e deu passe perfeito para Marcos Aurélio livre, que devolveu a gentileza para Rafinha marcar. Veja aqui.

Coritiba 3×1 América MG, 30 de outubro, pela 32ª rodada – Rafinha fez o primeiro gol do Coritiba, que tinha saído atrás no marcador. Aqui ele mostrou porque foi o melhor jogador do time na temporada: fez o gol de empate após driblar quase meio time do América. Veja aqui.

Não foram muitos gols – 4 no torneio, mas se fosse possível lembrar todos os dribles, passes, assistências, roubadas de bola, cobranças de falta, cruzamentos, cobranças de escanteio, poderíamos medir a importância deste gigante,  que foi muito significativo também no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil. Mas para estes dois torneios é um pouco mais difícil fazer o levantamento de todos os gols do Rafinha.

Fico devendo essas informações para outra hora aqui no blog…

A série completa:

Os craques do Coritiba em 2011: (1) Rafinha

Os craques do Coritiba em 2011: (2) Emerson

Os craques do Coritiba em 2011: (3) Leandro Donizeti

Anúncios

8 responses to this post.

  1. […] Início « Os craques do Coritiba em 2011: (1) Rafinha […]

    Responder

  2. […] Os craques do Coritiba em 2011: (1) Rafinha […]

    Responder

  3. […] Os craques do Coritiba em 2011: (1) Rafinha […]

    Responder

  4. […] que o melhor jogador do time de 2011 continua firme como o homem das grandes jogadas, dos belíssimos gols, dos dribles desconcertantes, […]

    Responder

  5. […] para os dois jogadores que continuam sendo os maiores craques do time, como já fizeram em 2011: Rafinha e Emerson. Além deles, Wiliam continua sendo a segurança à frente da zaga e a boa saída de […]

    Responder

  6. […] na segunda etapa. Sobretudo, sua volta ao elenco foi importantíssima, num momento fundamental. O melhor jogador alvi-verde de 2011 tem tudo para voltar a ser decisivo este […]

    Responder

  7. […] vinda de Alex ele era uma opção consistente). Mas nesta conta entram também a substituição de Rafinha por Vítor Júnior em 2013, a vinda de Botinelli entre […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: